domingo, 13 de julho de 2008

Violencia Urbana

A violência urbana è o mal que assola as comunidades que vivem em centros urbanos.
Abrange toda e qualquer ação que atinge as leis, a ordem pública e as pessoas. Muitas são as causas da violencia, como: adolescentes desregrados e ilimitados pelos pais, crise familiar, reprovação escolar, desemprego, tráfico em geral, confronto entre gangs rivais, falta de influencia política, machismo, discriminação em geral e tantos outros.
Apesar de todas as causas citadas acima, a mais importante delas é a má distribuição de renda que resulta na privação da educação e melhores condições de moradia. todo esse círculo vicioso se origina a partir da falta de condições de uma vida digna que faz com que as pessoas percorram caminhos ilegais e criminosos.
Existem autoridades que acreditam na solução da violência por meio de reforço policial equipamentos de segurança e na invasão de regiões onde o tráfico se localiza, porém tais situações pessoas inocentes que são vítimas dessa situação acabam sendo ''confundidas'' e condenadas a pagar por algo que não cometeu.
A violencia urbana engloba uma série de violências como a doméstica, escolar, dentro das empresas, contra os idosos e crianças e tantos outros que existem e que geram esse emaranhado que se tem conhecimento. Inúmeras são as idéias e os projetos feitos para erradicar a violência urbana, porém cabe a cada cidadão a tarefa de se auto-analisar para que a minúscula violência que se tem feito seja eliminada a fim de que grandes violências sejam suprimidas pela raiz.
texto de Gabriela Cabral

3 comentários:

MIRANDA disse...

A paz poderia invadir o mundo inteiro!!!!
As crianças simbolizam a paz, os nossos velhos nos transmitem a paz mas infelizmente o crescimento desenfreado mas necessário de nosso pais possibilita com grande facilidade a chamada VIOLÊNCIA URBANA. O que será efetivamente que facilita a violência urbana? O desemprego? a falta de estudo? a ausência da família? Voces jovens estejam atentos a todas as informações da mídia, se cuidem, sejam responsáveis, compartalhem suas dúvidas com os seus pais, seus professores, escolham bem os seus amigos e escolham a sua profissão dentro de suas vocações e tudo ao final dará certo.
Maria Helena

Unknown disse...

Em toda história da humanidade as guerras jamais conquistaram a paz. Somente o diálogo e o desprendimento foram capazes de promover a paz e a harmonia entre as pessoas.
Nos dias de hoje a violência urbana tomou proporções inaceitáveis. Devemos juntos nos comprometer em buscar o objetivo de paz, é importamte nos colocarmos em movimento para buscar essa paz. Não há garantias de que conseguiremos o que desejamos, pois conseguir não é o nosso objetivo-buscar é que é.
Pois o mundo a nossa volta será exatemente aquilo que nele fizermos.
Rosangela

Silvio Alves disse...

Paz, quantos líderes pregaram a paz, e em uma grande maioria de pessoas conseguiram dissimilar tal pensamento. A escolha do tema é importante. Como precisamos dela em todos os meios. Temos visto tantos tipos de violências, seja moral, física ... às quais, com o respeito e a valorização do bem maior, que é a vida, conseguiríamos dar um passo à mais neste caminho. Esperamos que em muito breve, o ser humano não procure apenas se importar com a destruição do mundo, mas junto à isto, a construção da paz em todos os seios.
Fico feliz em poder dar este depoimento em um rico assunto.

Silvio Alves
17/07/2008